30/10/2007

Fundação e Crescimento

Nos finais de 1982, surge um grupo de jovens, animados por dois casais, também jovens, Rosa e Virgílio Rodrigues, Goreti e José Matos, apoiados e incentivados pelo Pároco da época, Pe. Júlio Vieira.
Foi, somente, em Janeiro de 1983, que começa a funcionar em pleno o grupo Júnior (ainda aspirantes a Escuteiros). É em Julho deste mesmo ano que se realiza a primeira festa, não oficial, do Agrupamento cujo objectivo principal era a angariação de fundos para a aquisição de material escutista e de acampamento. Logo em Setembro, vive-se a primeira grande Aventura, em S. Pedro de Moel. Com a oferta da possibilidade de montarmos uma sede própria nas salas anexas à capela de S. Amaro, seguiu-se o maior crescimento do Agrupamento.
Realiza-se, nas férias de Carnaval de 1984, o primeiro acampamento de Agrupamento, em Paio do Meio. Em Outubro, também deste ano, dá-se outro grande salto no Agrupamento, ao organizar-se o grupo sénior.
Nesta altura, eram as salas anexas à Igreja de Sto. Amaro, que acolhiam o Agrupamento.
O primeiro Acampamento de Agrupamento realiza-se, em 1984, em Paio de Meio. É nesse mesmo ano que, em Outubro, nasce o grupo Sénior e só posteriormente aparece o Clã.
Em Fevereiro de 1985 (Ano Internacional da Juventude), os Dirigentes fazem a sua promessa no Mosteiro da Batalha mas é somente em Abril que se realizam as primeiras promessas dos elementos. Durante este mesmo ano, a 30 de Junho, dá-se a oficialização do Agrupamento com o n.º de 762 (Maceira).
O primeiro ACAREG em que o Agrupamento participou foi em 1989 na Lagoa da Ervideira.
Finalmente, em 1991, fica completo com o aparecimento da Alcateia.
É na Praia do Palheirão que o Agrupamento participa por completo num ACANAC, em 1992.
A primeira Actividade Internacional realizou-se em Setembro de 1993, tendo sido um Intercâmbio com os “Scouts de France”, de Viroflay, Paris.
É em 1995 que alguns elementos participam pela primeira vez num JAMBOREE MUNDIAL. Era o 18.º Jamboree e realizou-se na Holanda, no qual eu fui um dos participantes.
“A cidade de Flevoland recebeu os 28.960 participantes de 166 países e territórios, incluindo 34 países onde o escutismo está a dar os primeiros passos ou mesmo a recomeçar. Esta representação de países foi a maior de sempre, com o tema "O futuro é agora!".
Foi realizada uma cerimónia inter-religiosa sobre a violência e a paz, assim como a 2ª Aldeia do Desenvolvimento Global que contou com o apoio de associações escutistas, ONG's e agências especializadas das Nações Unidas, entre as quais a UNICEF.
Foi celebrado o 50º aniversário das Nações Unidas com um Forum Escutista e uma comunicação via satélite com o Secretário Geral das Nações Unidas, Boutros-Ghali.
O Jamboree foi oficialmente aberto pela Rainha Beatriz da Holanda e o seu marido Príncipe Claus. Teve também a visita do Rei da Suécia, a princesa Basma da Jordânia e Sadako Ogata, Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, que inaugurou a Aldeia do Desenvolvimento Global.”
É em Fevereiro de 2000 que o Agrupamento tem o privilégio de organizar, juntamente com a Junta regional de Leiria, o Dia de B.P., na Maceira.

No ano escutista 04/05, o Agrupamento celebrou 20 anos de oficialização e contou com 110 elementos, repartidos por todas as Secções, incluindo Dirigentes. A grande festa foi o ACAGRUP, comemorativo da data, realizado em O Grove, Santiago de Compostela.

Sem comentários: